As 10 Heurísticas de Nielson sobre Usabilidade

as 10 heuristica de nielsonMas o que são essas Heurísticas?

As heurísticas é um método de avaliação de usabilidade onde um avaliador procura problemas de usabilidade numa interface junto ao usuário, através da análise e interpretação de um conjunto de princípios ou heurísticas. Este método de avaliação é baseado no julgamento do um avaliador.

Os itens de avaliações são das seguintes heurísticas:

  1. FeedBack: o feedback é para informar o usuário sobre o que está acontecendo no seu sistema ou site;
  2. Compatibilidade: é o modelo lógico do sistema que deve ser compatível com o modelo físico do usuário, ou seja, o programador não deve impor sua lógica ao usuário;
  3. Controle do usuário e liberdade: o sistema deve possibilitar que o usuário pare de executar uma tarefa quando quiser, bem com desfazer operações e retornar ao ponto onde estava, ou seja, o usuário tem que sentir que está no controle do sistema, senão ele se sentirá inseguro e vai desisti de utiliza-lo.
  4. Consistência e padrões: o sistema deve ser consistente quanto a sua utilização, ou seja, eu tenho que seguir uma padronização de cores, menus, links entre outros.
  5. Prevenção de Erros: os erros devem ser previstos.
  6. Reconhecimento ao invés de lembrança: o funcionamento do sistema deve ser intuitivo, sem a necessidade que o usuário deva ficar lembrando todas as tarefas que for executar.
  7. Flexibilidade e eficiência de uso: o sistema deve servir tanto para os usuários iniciantes como para os mais experientes, sendo assim, ofereça atalhos e possibilidades de customização para os heavy-users(usuários pesados).
  8. Estética e design minimalista: o site deve conter somente informações relevantes a realização de suas tarefas.
  9. Ajuda no Reconhecimento, diagnostico e correção de erros: as mensagens de erro devem ser expressas em uma linguagem clara, que evidenciam o que aconteceu, para que o usuário possa tomar as providências necessárias.
  10. Help e documentação: o sistema deve apresentar informações fáceis de serem encontradas, já deve vir contextualizada e bem resumida.

Um pensamento sobre “As 10 Heurísticas de Nielson sobre Usabilidade

  1. As 10 Heurísticas de Nielson sobre Usabilidade – Blog do Luiz Ladeira | Magno Valdetaro | Feedshare

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s