O que é administração de empresas ?

administracaoAdministração é a tomada de decisões relacionadas ao gerenciamento dos recursos disponíveis. Esse gerenciamento traz os seguintes princípios:

Planejar, Organizar, 
Dirigir e Controlar.

As principais funções administrativas são:

  • Traçar objetivos;
  • Analisar e Solucionar Problemas;
  • Organizar e Alocar Recursos Financeiros, Tecnológicos e Humanos;
  • Liderar comunicando, Negociando, Dirigindo e Motivando as Pessoas.

Em uma organização do consumidor empresarial capitalista, procura-se alcançar três objetivos principais:

  • A satisfação do consumidor com o produto ou serviço prestado;
  • O lucro obtido com a comercialização da produção ou com o serviço prestado;
  • A redução de custos em todos os setores da empresa.

Eficiência, Eficácia e Efetividade

Eficiência, Eficácia e EfetividadeNa administração, muitos profissionais lidam direta e indiretamente com a eficiência e a eficácia; porém, o processo de lidar com elas é atribuído na prática. As empresas precisam de profissionais que sejam eficientes, gerando resultados com relação ao trabalho e ao objetivo da empresa. Por outro lado, para ser eficiente, o profissional deve estar sempre ligado à eficácia de suas ações. Em outras palavras, eficiência e fazer as coisas da maneira certa e eficácia é fazer as coisas certas ou seja, fazendo bem feito.

Diferenças entre eficiência e eficácia

 

Eficiência

Eficácia

   
Fazer corretamente as coisas Fazer as coisas necessárias
Preocupar-se com os meios Preocupar-se com os fins
Enfatizar métodos e procedimentos Enfatizar objetivos e resultados
Cumprir os regulamentos internos Atingir os Objetivos e Metas
Treinar e Aprender Saber e Conhecer
Jogar Futebol com Arte Ganhar a partida de Futebol
Saber Batalhar Ganhar a Guerra
Ser Pontual no Trabalho Agregar valor e riqueza à organização
   

Já a efetividade é ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo, atingindo os objetivos e utilizando de forma correta os recursos disponíveis, sem desperdícios.

Bibliografia

CONARQ – Conselho Nacional de Arquivos

CAMARGO, Ana Maria de Almeida; BELLOTTO, Heloisa Liberalli.

CHIAVENTAO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: Uma visão abrangente da moderna Administração das organizações – 7ª Ed. Rev. E Atual. – Rio de Janeiro: Elsevir, 2003.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s