O que é necessário para abrir uma empresa

Para abrir uma empresa, você deve ter uma iniciativa empreendedora. O segundo passo é a definição do negócio.

Ao iniciar um negócio próprio é necessário:

Abrindo uma Empresa

Abrindo uma Empresa

  •  Tomar Decisões: Quando você administra, está tomando decisões, e vice-versa. Decisões são escolhas que você faz com resultado da análise de alternativas que surgem da avaliação de problemas e oportunidades;
  • Trabalhar com as pessoas: O principal recurso das empresas são as pessoas. O administrador ou empreendedor precisa de pessoas para fazer a empresa funcionar, alcançar objetivos e crescer. Para trabalhar de forma certa o gestor precisa trabalhar com liderança, motivação e negociação;
  • Processar Informações: Você precisa interpretar, entender e analisar as informações para tomar decisões corretas sobre o desempenho das pessoas e da empresa. Existem diversas órgãos que fornecem orientações e apoio para a criação de uma empresa. Relacionaremos abaixo alguns dos mais importantes.

Procure um Contador

Abrir uma empresa não requer apenas o capital e a escolha do negócio. Para resolver os tramites legais e burocráticos, procure um contador. Deve-se escolher um profissional com experiência para que a abertura da empresa seja feita da forma mais correta e o mais rápido possível.

Incubadoras

Muitas pessoas tem uma ideia e vontade de abrir uma empresa, mas enfrentam dificuldades, como capital insuficiente, desconhecimento do mercado e inexperiência administrativa e, por conta disso, acabam fechando as portas antes de completar uma não de existência. As incubadoras oferecem apoio necessário às pequenas empresas nos seus primeiros anos de existência.

Órgãos de Informação e apoio

Além das incubadoras, podemos recorrer a inúmeros órgãos que apoiam as pequenas empresas com relação a informação, apoio e financiamentos.

Identificando as Oportunidades

Uma pessoa com perfil empreendedor consegue identificar as oportunidades simplesmente ao andar pelas ruas e observar os empreendimentos já estabelecidos, as pessoas e os nichos de mercado, diferente das pessoas comuns.

Necessidade dos Consumidores

Um empreendedor consegue identificar as necessidades dos consumidores e desenvolver negócios baseados nessas necessidades. Um exemplo hoje em dia é o marido de aluguel (profissional que faz serviços elétricos, hidráulicos, de pintura, instalações e pequenos reparos em residências, inicialmente criado para atender a necessidade de mulheres divorciadas e solteiras, mas que se expandiu e hoje atende até empresas).

Aperfeiçoamento do Negócio

A observação da insatisfação ou de novas necessidades dos clientes por meio de pesquisa de satisfação pode aperfeiçoar e adequar seu produto ou seus serviços aos clientes, como, por exemplo, delivery, melhoria no atendimento aos clientes, inserção de novos produtos, programa de fidelidade e etc.

Análise de Riscos

O empreendedor deve conhecer todos os pontos que oferecem riscos ao negócio. Esses pontos podem oferecer maiores ou menores riscos.

A análise deve ser permanente devido à evolução do ambiente organizacional; caso apareçam situações de ameça, a organização deve estar preparada para enfrentá-las.

 

Bibliografia

CONARQ – Conselho Nacional de Arquivos

CAMARGO, Ana Maria de Almeida; BELLOTTO, Heloisa Liberalli.

CHIAVENTAO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: Uma visão abrangente da moderna Administração das organizações – 7ª Ed. Rev. E Atual. – Rio de Janeiro: Elsevir, 2003.

 

 

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