O que é BPI ou Business Process Improvement?

O BPI é uma metodologia que se baseia em redesenho de processos ou reengenharia de processos de negócios, sendo assim, ela é uma abordagem sistemática para ajudar as organizações a otimizar seus processos subjacentes, ou seja, os processos que não são manifestados claramente, sendo assim tendo o beneficio de alcançar resultados mais eficientes.

BPI é responsável pela redução de 90% no custo e tempo do ciclo de vida de um projeto, enquanto que a melhoria da qualidade a mais de 60%.

Funcionamento do BPI

  • Definir os objetivos estratégicos da organização e propósitos, tendo como exemplo algumas perguntas: Quem somos nós, o que fazemos, e por que fazemos isso?
  • A Determinação da organização, ou seja, o que servimos.
  • Alinhar os processos de negócios a fim de realizar os objetivos da empresa, ou seja, como é que fazemos para melhorar.

Características do BPI

O BPI se concentra em “fazer as coisas certa” , tentando assim reduzir a variação do alto custo de processos, de modo que o resultado desejado poderá ser alcançado com uma melhor utilização dos recursos.

Objetivos do BPI

  • Atingir objetivos ou metas para melhorar processos na empresa.
  • Redução de custos.
  • Maior eficiência e eficácia no desenvolvimento de trabalhos futuros
  • Diminuição de erros.

Visão da TI sobre BPI

Com isso na visão maior da TI é a otimização da Infraestrutura de produtividade empresarial que ajuda a dinamizar o gerenciamento e o controle de conteúdos, dados e processos por todas as áreas de seus negócios.  Ajudando assim a simplificar a maneira como as pessoas se comunicam e compartilham conhecimento, ajudando a tornar os processos e o gerenciamento de conteúdo mais eficiente, bem como melhorar a qualidade da percepção dos negócios e permitir que o seu departamento de TI aumente sua capacidade de reação.

 Conclusão

Tendo observado através deste estudo foi concluído que a BPI é  um conceito que toda empresa deveria consolidar, com isso é garantido que os processos não entrem em conflito uns com os outros o exemplo prático disso está no planejamento de risco.

Para mais informações assista:

Referencial Bibliográfico

Moderno Gerenciamento de Projetos – Dalton Valeriano – pearson – Biblioteca Virtual
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s