O que é URA ? Curiosidades do mundo de Telefonia VOIP

Comunicação Voip

Comunicação Voip

URA é a abreviatura de Unidade de Resposta Audível. Trate-se de um aparelho utilizado por empresas de call center (atendimento) para que possam ser digitadas opções no atendimento eletrônico.

De uma forma geral, uma URA é um microcomputador convencional, ao qual se agrega um hardware específico para realizar as tarefas de telefonia (tais como atender, discar, desligar, reconhecer dígitos, falar, etc), e um software que controle este hardware de forma a atender a objetivos específicos.

As placas variam de acordo com a quantidade de canais que se deseja atender simultaneamente, o tipo de linha telefônica a que se destina (analógicas ou digitais) e à funcionalidades específicas, tais como fax, reconhecimento de fala, reconhecimento de pulsos decádicos, e outros.

Reconhecimento de fala

A partir do final da década de 90, a tecnologia de reconhecimento de fala passou a ser confiável e comercialmente alcançável por muitas organizações. Ainda que permaneça um recurso que implica custos altos, muitas vezes o retorno obtido com o investimento indica o seu uso.

A tecnologia consiste em reconhecer na fala do usuário palavras-chave que funcionam como marcadores de desvio no fluxo seguido pela URA. O caso mais simples é o reconhecimento de dígitos isolados, quando um cliente ao invés de digitar ou discar os dígitos no telefone pode-se falar estes dígitos (“um”, “sete”, “nove”, “quatro” por exemplo).

Um caso intermediário é o reconhecimento de números compostos, letras e certas palavras chaves tais como “setecentos e quatorze”, “L”, “Z”, “SIM”, “NÃO”. O caso mais complexo é o reconhecimento de “fala natural”, quando se pode extrair dados a partir de um discurso mais complexo, tal como “aplicar mil e duzentos dólares na minha conta de previdência privada”. Como “fala natural” entenda-se discursos limitados de gramática conhecida em determinado contexto do fluxo da URA.

9 comentários sobre “O que é URA ? Curiosidades do mundo de Telefonia VOIP

    • Luiz Ladeira disse:

      Verdade quando entrei no meu último emprego ouvi muito falar de URA, PABX, Asterisk e não queria perguntar para os outros ai sai estudando feito um louco (rsrs). Mais é muito interessante, não quis me aprofundar muito porque não gosto de redes de computadores e meu foco é desenvolvimento de sistemas mas acho importante matar a curiosidade, aprender novidades e poder compartilhar com nossos amigos!

      Desde já agradeço sua visita!

Deixe um comentário